Sabrina Baracho é uma fisioterapeuta com quase 20 anos de experiência clínica, especializada em Obstetrícia e Uroginecologia. Além de ministrar cursos para outros profissionais da área, ela também gerencia a clínica Sabrina Baracho, um centro especializado em Fisioterapia na Saúde da Mulher em Belo Horizonte, fundado em 2015 e referência no segmento.
Quando me procurou, Sabrina precisava de um catálogo para comunicar seus serviços, que eram muitos. Ao estudar a demanda e os materiais utilizados até aquele momento, identifiquei um desalinhamento entre a qualidade dos serviços prestados (de excelência!) e a forma como eram comunicados.
Foi necessário refazer as bases. Um novo catálogo apenas não resolveria problemas relacionados à vendas. Eram apenas sintomas de um desalinhamento na percepção de valor.
Com mais de 8 anos de história, a clínica mantinha um logotipo querido por Sabrina e sua clientela, mas que não seria desejável manter, por diversos motivos. O grande desafio era: como transitar entre passado e futuro? Como manter o logo no inconsciente das pessoas, mesmo ele não estando mais ali?
Com mais de 8 anos de história, a clínica mantinha um logotipo querido por Sabrina e sua clientela, mas que não seria desejável manter, por diversos motivos. O grande desafio era: como transitar entre passado e futuro? Como manter o logo no inconsciente das pessoas, mesmo ele não estando mais ali?
Sugeri o ponto final como símbolo da evolução, criando o seguinte conceito: O ponto final é, em si mesmo, um novo começo. Para o novo florescer, é preciso que algo se extinga. Despir-se do supérfluo é encerrar múltiplos ciclos. A partir desse ponto, tudo pode acontecer. O melhor vai acontecer!
Além da clínica, Sabrina oferece diversos cursos para outros profissionais da área da fisioterapia. Foi preciso separar os canais de comunicação para ter mais assertividade e clareza na mensagem.
A estrutura da identidade visual desenvolvida para a clínica agora se estende à identidade da Sabrina Baracho Cursos, garantindo identificação e unicidade. A principal mudança está na paleta, que passa a utilizar as cores complementares (do lado oposto do círculo cromático). Além disso, houve uma leve mudança na direção de fotografia. Todos os detalhes foram cuidadosamente planejados para garantir uma transição elegante e coesa entre as duas identidades.
Óleos e cremes são utilizados diariamente na clínica e recomendados para suas pacientes. Esses e outros produtos podem compor o mix de produtos, gerando ainda mais presença de marca e fonte de receita.
Esse não foi um trabalho realizado do dia para a noite. Aliás, foi um projeto longo que envolveu diversos profissionais de outras áreas para um reposicionamento completo.
Desde a revisão do modelo e arquitetura de negócio, passando pela reorganização dos serviços (agora denominados linhas de cuidado), uma atenta direção de fotografia, traje das profissionais, reforma na clínica, trabalho de narrativa, sites, conceito de redes sociais e todos os materiais para ativação da nova marca.
O gatilho para mudanças tão significativas partiu principalmente de transformações pessoais e do desejo diligente da Sabrina de transbordar essa evolução e inspirar mais pessoas. Tem sido incrível acompanhar toda essa jornada e poder ajudar a reconstruir uma marca tão forte e importante para o mercado mineiro. A evolução, tanto de negócio quanto de marca, é nítida.
Agradeço à Sabrina pela confiança e parceria. Fico feliz e honrado de acompanhar seus resultados e ver essa exímia profissional em sua potência máxima. O melhor já está acontecendo!
Agradeço também a todas às fisioterapeutas e profissionais envolvidos no processo. Foi um prazer trabalhar com cada um.
Estratégia, Conceito e Direção Criativa: Felipe Nunes Braga | Time: Mateus Policarpo, Jon Batista, Leo Rosa, Marcel Becker, Flávio Ribeiro | Fotógrafos: Felipe Temponi, Daniel Mag.